terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Megas XLR

Megas XLR (idem no original) é um desenho animado exibido pelo Cartoon Network, que também passava no bloco Toonami. Foi criado por Jody Schaeffer e George Krstic. O "XLR" em Inglês significa eXtra Large Robot.


Sinopse

O desenho conta a história de um jovem de 20 anos chamado Coop (Cara) que adora video-games e carros, que encontra um robô gigante do futuro no meio de um ferro velho, e o transforma em uma máquina de luta cheia de equipamentos. O robô foi mandado para o passado pela militar Kiva, numa época onde batalhavam contra os Glorfts. Mas por um defeito na máquina o Megas e Kiva são levados ao ano 2000, e acaba sendo encontrado por Coop, que o modifica para se tornar um super robô tunado de luta.
Impossibilitada de voltar para seu tempo e de pilotar o Megas, Kiva decide treinar Coop, para que ele consiga salvar a Terra dos Glorft.


Personagens

Coop Cooplowski

Seu apelido e na maioria das vezes é chamado de Cara. Fanático por carros e video-games, é valente, preguiçoso, acima do peso ideal; não está muito preocupado com o futuro da Terra. Ele pode não ter todas as características de um herói, mas o futuro da humanidade está em suas mãos. Em um lance de sorte, o rapaz de Nova Jersey encontra Megas, um robô do futuro, em um ferro-velho. Sem querer, costuma salvar o mundo, apesar de as vezes destruir boa parte dele.

Jaime

Jamie na versão original, é o pessimista e cínico amigo de Cara. Atua como um irmão mais novo,
sempre pronto para criticar a ignorância de Cara, enquanto preocupa-se para que nada mal aconteça ao seu velho amigo. Tem uma queda por Kiva.

Kiva

Ás da aviação, ela é a primeira piloto vinda do futuro para defender a humanidade. Kiva tem tudo que é necessário para salvar o mundo: é determinada, concentrada e muito inteligente. Mas depois das alterações que Cara fez no Megas, ela tem dificuldades em controlar o gigantesco robô.

Goat

Cara tem aliados de vários tipos, e, um deles, é Goat. Encarregado do ferro-velho, é um mentor de mecânica para Cara.

Gorrath

O líder dos Glorft, um ser movido por puro ódio e que quer destruir a humanidade. É extremamente nervoso e odeia Cara, que geralmente costuma xingar ele de "Polvo", "Lula lelé", "Gosma ambulante", etc.

Magnanimous

Um promotor de lutas intergaláticas que adora manipular situações para ganhar dinheiro. Ele fará qualquer coisa para Cara lutar, mas, quando perceber que está perdendo, lançará mão de todos os artifícios para vencê-lo.

Megas

É o robô gigante usado por Cara. Numa desesperada tentativa de mudar um futuro marcado pela destrutiva guerra com os Glorft, Kiva e a Aliança da Terra roubaram Megas e o enviaram para o passado. Infelizmente, ele esteve esquecido em um ferro-velho de Nova Jersey por 70 anos até ser descoberto por Cara. Megas era apenas um monte de metal oxidado até as incríveis habilidades de Cara o converterem em uma moderna máquina cromada. Ele foi comprado por dois dólares no ferro velho. (Obs.: Ele não pagou os dois dólares). Em vários episódios o Megas aparenta ter alguns botões esquisitos:
Em um episódio, Jaime tenta se fazer passar pelo Cara para impressionar umas garotas, mas acaba se dando mal. Evitando que o amigo acabe ferido, Cara aciona uma alavanca onde está escrito: "Savar o Jaiminho".
Em um outro episódio, em que a tripulação do Megas é abduzida por um colecionador de campeões que são forçados a lutar em um estádio (semelhante ao episódio duplo "Planeta Arena", no desenho da Liga da Justiça), Kiva pergunta por um botão para salvar a Terra, Cara confere um painel com os seguintes botôes: "Destruir a Terra", "Destruir a Terra Mais Ainda", "Destruir a Terra e Criar um vortex temporal". No espaço onde deveria haver um botão para Salvar a Terra, porém, há só um buraco.
Em um episódio onde Cara, Jaime e Kiva acabam parando em um planeta feito de vidro, ele apaga o fogo ritual e luta contra os habitantes. Em um momento em que o Megas usa uma espada de vidro, o Cara aperta o botão marcado como "Cinco Minutos para o Fim do Desenho". Como resultado, a espada de vidro pega fogo e acaba derretendo.
Na primeira parte do episódio "Espelho, meu Espelho Retrovisor", enquanto Cara luta com os Glorft, o Cara aperta uma série de botões que acaba por transportar a ele e a Glort a um futuro distópico. O aspecto dos botões (mostrados na parte inferior da tela) parecem ser botões de joysticks.

Regis Mark V

É o robô que não deixa Cara tomar o maravilhoso Mega suco. Parece ser fraco, pois Cara bate nele facilmente. Mas quando Regis retorna, é difícil destrui-lo, pois Regis chega a ficar mais forte que Megas. Toda vez que ele aparece toca a música Oh, Fortuna, de Carl Orff.

Skalgar

Um robô que quer ter um reconhecimento melhor do que valer 15 créditos. Portanto,tenta roubar o controle universal do Cara. Skalgar quer destruir o universo com o controle universal (que só controla a televisão do Cara).


Elencos de vozes

Cara: Guilherme Briggs
Jaime: Manolo Rey
Kiva: Priscila Amorim
Goat: Hamilton Ricardo
Gorrath ("Comandante Glorft"): Luiz Carlos Persy
Magnanimo: Duda Espinoza
Subchefe Glorft: Pietro Mário
Estúdio de Dublagem: Som de Vera Cruz
Direção de Dublagem: Hélio Ribeiro


Episódios

A Série Megas XLR possui apenas 26 episódios, sendo 13 episódios na 1ª temporada e 13 na 2ª temporada.

Veja a seguir todos os episódios:

1ª Temporada
1- Test Drive
2- Batalha Real
3- Eu só Queria um Suco
4- O Gordo e o Furioso
5- Falha no Sistema
6- A TV
7- A Fuga
8- Cadê a Minha Cabeça?
9- O Vilão
10- Ferro Velho
11- Departamento de Trânsito
12- Golpe de Estado
13- O Banco do Motorista
2ª Temporada
14- Ultra Cadetes
15- O Retorno
16- Não diz pra mamãe que o Cara é a babá
17- Viva Las Megas
18- Ação de graças
19- S-Force S.O.S
20- Pilhagem espacial
21- Acaba com ela
22- Gelo
23- Engrenagens
24- Controle remoto universal
25- Espelho, espelho retrovisor - Parte 1
26- Espelho, espelho retrovisor - Parte 2


Criadores

Embalado por punk rock, o desenho mistura os estilos americano e japonês de animação. Megas XLR tem como co-criadores e produtores executivos George Krstic e Jody Schaeffer, que compartilham com o personagem Coop a paixão por videogames, que resultou no argumento do desenho. Uma homenagem aos desenhos de robôs, super sentais, animes e games que assistiram e jogaram na infância, Megas XLR resulta em muita ação, mas sem perder o bom humor. Um pouco mais sobre os autores:

Jody Schaeffer

Co-criador, produtor executivo e diretor de arte de Megas XLR. Nascido em Somerset, Nova Jersey, Jody Schaeffer passou a maior parte de sua juventude desenhando no sótão da casa de seus pais. Seu interesse natural por artes levou-o a Nova Iorque, onde freqüentou a famosa School of Visual Arts. Durante o curso, Schaeffer conheceu outro estudante de artes, George Krstic, com o qual tem mantido uma parceria criativa desde então. Juntos, eles já trabalharam em projetos aclamados pela crítica, como o indicado ao Emmy MTV Downtown.

George Krstic

Co-criador e produtor executivo da série de animação Megas XLR. Roteirista, diretor e produtor, George Krstic tem em seu currículo inúmeros prêmios internacionais por suas realizações na área de cinema e animação. Nascido em Akron, Ohio, Krstic mudou-se para Nova Iorque para estudar na School of Visual Arts. Em 1995, ele recebeu diversos prêmios nos Estados Unidos e em festivais internacionais de cinema por seu filme acadêmico The Last Actor. Krstic já trabalhou em inúmeros projetos de animação e live action, incluindo o indicado ao Emmy MTV Downtown.


Curiosidades

Por ser uma espécie de paródia de diversos animes japoneses, não poderiam deixar de aparecer remições a outros desenhos animados.
No primeiro episódio, enquanto o Cara está reconstruindo o Megas, ele testa alguns modelos de carros para fazer a cabine do piloto. Propositalmente um dos carros (que acabou rejeitado) testados foi um fusca amarelo, obviamente uma citação ao Bumblebee original da série Transformers.
Neste mesmo episódio, Cara enfrenta Kiva, que luta com outro robô e deseja levar o Megas de volta para o futuro. Num momento de confusão, Cara e Jaime acabam apertando um botão por acidente. O peito do robô se abre, e aparece uma arma no formato exato da frente da nave Yamato (ou Argos), da Patrulha Estelar, e disparam o canhão do Yamato no robô de Kiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário