terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

The Grim Adventures of Billy and Mandy

The Grim Adventures of Billy and Mandy, ou As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy é uma série de desenho animado estadunidense produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por Maxwell Atoms.
A historia do desenho se inicia quando Puro-Osso, o ceifador sinistro, entra na casa de Billy, para ceifar a alma de seu hamster, mas Mandy não deixa que isso aconteça, e desafia Puro-Osso a um jogo de limbo. Se Billy e Mandy ganhasse, eles ficariam com o hamster e Puro-Osso se tornaria amigo deles para sempre, e, se Puro-Osso ganhasse ficaria com a alma do hamster.
Billy e Mandy vencem o desafio no Reino do Limbo contra o representante da morte, Puro Osso. Então, o desenho trata de acontecimentos estranhos e sinistros, como que diários, da relação de Puro-Osso (criatura mágica e imortal) e Billy e Mandy (crianças normais).


Enredo

Billy e Mandy são duas típicas crianças da cidade de Endsville. No dia do aniversário do velho hamster de Billy, o Ceifador Sinistro, ou Puro Osso, aparece para ceifar a alma do hamster para o além. Mas, para sua surpresa, as duas crianças não sentem medo dele (Billy achou que era o Papai Noel), e apostam com Puro Osso: se ele ganhar, pode levar o hamster, mas, se perder, será escravo e melhor amigo dos dois até a eternidade. Puro Osso aceita e os leva para jogar limbo, seu jogo favorito.
Antes que Puro Osso pudesse vencer o jogo, Mandy diz "beija-beija" para o hamster, fazendo com que ele ataque Puro Osso e derrube o limbo, assim fazendo-o perder a aposta. Puro Osso fica bastante deprimido e triste, além de passar por humilhação e desdenho das outras entidades paranormais, mas, gradualmente, ele passa a se acostumar com sua nova vida, e passa a ter uma relação de amor-ódio para com as crianças, esperando que um dia seja libertado de sua escravidão.


Universo de Billy e Mandy

A maior parte do desenho se passa em Endsville, a cidade natal de Billy e Mandy. Não é determinada sua localização, nem sua idade, mas de acordo com a série ela tem origem medieval. Puro Osso, geralmente, vai ao Submundo, abrindo um vórtice usando sua foice, e visita vários planos da existência, incluindo variações do Além, como o Nirvana, Asgard e o "Baixo Diabo".
Billy e Mandy viajaram com Puro Osso a lugares como os Corredores do Tempo (onde acidentalmente viraram as suas ampulhetas da vida e passaram a rejuvenescer até desaparecerem), o Circo do Medo (onde crianças humanas fazem parte do show de horrores) e até o Asilo do Submundo (que abriga antigos monstros dos contos de horror, como o Drácula, a Noiva do Frankenstein e o Lobisomem).
A foice de Puro Osso também pode invocar monstros, criaturas sobrenaturais e habitantes do Submundo a Endsville, além de levar as almas das pessoas para o Além, mas Mandy o proíbe. O universo é o mesmo de Mal Encarnado, os personagens dos dois desenhos se encontram em alguns episódios.
No episódio da terceira temporada, Skarred for Life, o General Cicatriz se torna vizinho de Billy, mas ainda possui o desejo reprimido de dominar o mundo e roubar a foice de Puro Osso, ao saber de seus poderes. As duas crianças estudam em uma escola particular, e de vez em quando, aparecem usando uniformes.


Aforismos

De vez em quando, os personagens do desenho surpreendem com comentários não-característicos a um desenho infantil, ditos principalmente por Mandy, incitando que ela possua um grande conhecimento e experiência de vida.

Veja alguns deles nesta tabela:

Aforismo
Personagem do aforismo

"Evolução não faz prisioneiros"
Mandy

"Dinheiro é a raiz de todo o mal"
Mandy

"O amor é para pessoas fracas"
Mandy

"…geralmente sou a favor do abuso e exploração dos tolos …"
Mandy

"Controle da mente não funciona em gente que pensa"
Éris

"Não existem sonhos estúpidos, só pessoas estúpidas que nunca realizam eles"
Mandy

"A solidão do homem é mais por seu medo da vida"
Puro Osso

"E lembrem-se,crianças …"
Puro Osso

"…não tenham medo do fracasso …"
Mandy

"… Porque ele faz as famílias unidas"
Billy

"A felicidade é o caminho mais curto para a estupidez"
Mandy

"não basta ter sucesso … Outros tem que fracassar"
Mandy

"Somos só eu e você contra o mundo … Atacamos ao amanhecer"
Mandy

No início de cada episódio, após o tema de abertura, Mandy caminha em um fundo preto e passa um rápido comentário, em seu tom de voz frio. O comentário é normalmente um aforismo como "Não basta apenas ter sucesso, outros têm que fracassar" e "Sorria … amanhã vai ser pior".
Em alguns episódios ela também inicia um diálogo com a platéia como "Quando você muda de canal, falamos mal de você pela suas costas" e "Você pode mudar o final deste desenho com o poder da sua mente". A maioria destes comentários são uma referência a frases famosas. Em uma ocasião Mandy declarou "Faça o que fizer, será tudo da lei", uma referência ao notório Livro da Lei de Aleister Crowley. Outra referência é "Se dá valor a sua saúde e sua razão, fique longe do pântano" a Arthur Conan Doyle. Também certos episódios com alguns palavrões.


Personagens

Personagens Principais

Billy

Billy é uma criança estilo "bobão feliz", passa dos limites da burrice e idiotice humana, sendo mentalmente retardado. Ele tem um nariz rosa e exageradamente grande, usa uma camisa listrada de azul e branco e tem cabelo ruivo que cobre com um boné vermelho as vezes tira meleca do nariz, onde esta o seu cerebro. É um menino hiperativo e pode ter inexplicáveis acessos de raiva, causando desastres que vão acabar em outras dimensões, usando os objetos do baú sobrenatural do Puro Osso. São raros os casos em que está de mau-humor... ou age com inteligência.

Mandy

Mandy é a melhor amiga de Billy, tendo uma personalidade que contrasta a do garoto. É uma menina loira, sem nariz, com atitudes e personalidade cruéis, e que possui um grande conhecimento do Sobrenatural. É rude com todos à sua volta, inclusive seus pais. Sua amizade com Billy se baseia na inocência do garoto, que permite ser mandado e escravizado por Mandy. Ela não sente medo, nem amor e são raros os momentos em que se importa com seus amigos ou sorri, e em um desses momentos o fato de ter sorrido numa peça colegial quebrou o equilíbrio do Universo ent~zoo eles foram para o Universo das Meninas Super Poderosas, e Irwin virou o Macaco Louco (veja mais detalhes na seção Trívia). Seus pais já falaram que quando ela nasceu uma alcateia de lobos se ofereceu para cuidar dela e ela é mau-humorada desde que era um feto.

Puro Osso

Puro Osso é o Ceifador Sinistro, a personificação da Morte, tem milhares de anos de vida, e enquanto criança visitou uma bruxa que lhe passou uma profecia: quando crescesse, seria escravo de duas meras crianças humanas. Ele adora todos os tipos de caos, desespero, tortura (menos com ele mesmo), artes marciais e outras coisas negras. Após perder uma aposta de limbo(por causa do hamster do Billy) com Billy e Mandy, ele é condenado a se tornar seu "melhor amigo" para sempre. Desde então, tudo o que faz é ajudar os dois com seus poderes mágicos e geralmente sempre paga muito caro pelas confusões dos dois. Na primeira vez que o Puro Osso apareceu, sua foice era um galho de árvore com um lâmina em cima, e nos episódios seguintes, a foice é uma barra de ferro com um lâmina em cima. Fez faculdade e/ou colégio com diversos personagens que vão aparecendo no desenho, como Bicho Papão, Eris e Papai Noel.

Irwin

Um menino com aspecto nerd, mas não tão inteligente, amigo de Billy, Mandy e Puro-Osso. Tem (em vão) uma obsessão doentia por Mandy. Em um episódio, é revelado que sua mãe é uma múmia, enquanto em outro, é revelado que seu avô é o Conde Drácula, fazendo dele um menino metade múmia e um quarto vampiro um quarto humano (mas mesmo assim, Mandy não gosta dele), em um episódio ele já foi tranformado em lobisomem e já foi uma criatura do sub-mundo do Caturu. Ele já foi aprendiz de Hoss Delgado e futuramente usaria seus poderes de múmia e vampiro para integrar junto dele a equipe "Underfist" ( Munheca no Brasil ) no especial que leva o mesmo nome.

Harold

É o pai de Billy. É tão bobalhão quanto o filho e muito parecido com o mesmo, principalmente em termos de nariz. Mas diferentemente de Billy, seu cérebro não é no nariz, mas sim no topete. No filme do Bicho Papão ele passa manteiga na barriga.

Gladys

É a mãe de Billy. Em um dos episódios iniciais da série enlouquece ao se assustar com Puro-Osso e levam-na embora de sua casa, ficando assim ausente por vários capítulos. Porém, ao retornar, busca vingança contra o Ceifador. E em diversos episódios arruma um jeito de se livrar de Puro Osso.

Personagens Secundários

Pudim (ou Pud'n)

Outro amigo de Billy, assim como Irwin, mas quase não aparece, e quando aparece não tem um papel interessante e também se machuca quase sempre (às vezes machuca os outros também). Em um episódio, é revelado que mora na rua e é criado por lobos, mesmo assim, ele é carinhoso com seus amigos e animais, mas tem as vezes excessos de raiva gigantescos.

Nergal

Um terrível ser do mundo subterrâneo cujo único objetivo, por incrível que pareça, é fazer com que as pessoas sejam suas amigas, mesmo que para isso tenha que forçá-las (o que sempre acontece). Nos episódios iniciais, Nergal foi um dos principais inimigos de Billy, Mandy e Puro Osso, mas após casar-se com a tia feiosa de Billy (tia Sis), tornou-se membro da família do menino e amigo de sua turma.

Hoss Delgado

Um exterminador de espectros sobrenaturais, com quem Puro Osso às vezes tem problemas. Ele não tem a mão direita (referencia ao personagem Ash Williams da série Evil Dead de Sam Raimi)e no lugar desta ele tem um arsenal embutido, de frigideira e motosserras a canhões laser e morteiros atômicos além de caixas de bala de menta. Sua aparência é uma referência direta ao Snake Plinske de Kurt Russell do filme Fuga de Nova York. No especial "Underfist", ele vira o líder da equipe que leva o mesmo nome ( "Munheca" no Brasil )

Jeff

Uma assustadora e simpática aranha gigante que considera Billy seu pai, já que foi ele que chocou o ovo. Ainda que o garoto a odeie e queira vê-la esmagada, possui muito amor pelo "pai".No especial fúria da aranha rainha, Billy aceita Jeff como seu filho,mas no final Jeff lembra a Billy que ele é uma aranha e Billy volta a ter medo dele. Jeff é mais um personagem a virar membro da equipe "Underfist".

Nergal Jr.

Também chamado apenas de Júnior. É filho de Nergal e também da tia de Billy (pode-se dizer que é um primo sobrenatural de Billy). Assim como seu pai, gosta de fazer amigos, porém elimina qualquer um que zombe da sua aparência. Pode adquirir a aparência de qualquer pessoa e sua forma comum, de garoto moreno, foi copiada de sua primeira vítima, um garoto moreno que o chamou de feio. É caracterizado também por usar óculos e ter olhos e dentes verdes.

Mindy

Uma linda e popular menina (e ainda muito metida por isso), ao fracassar em ser amiga de Mandy, tornou-se sua maior rival... e acha que Mandy se importa com isso e ainda por cima tenta roubar todos os amigos da mandy! Ela faz de tudo para parecer ser melhor que a Mandy.

Pinóquio

É o mesmo garoto de madeira mentiroso da história, mas é também um canibal. Apareceu pela primeira vez quando Puro-Osso colocou Billy e Mandy num livro de histórias Infantis. Se tornou amigo de Billy, mas o colocou numa panela porque o único jeito de ele se tornar um menino de verdade era comendo a carne de um menino. Mandy salvou Billy e transformou Pinóquio numa cadeira de balanço. Ele apareceu depois dentro de uma baleia que comeu Billy. E o tentou assar, mas o tirou da baleia e Billy voltou pra casa.

Sperg

Um garoto valentão que se diverte puxando os outros garotos pelas cuecas utilizando-se de uma manobra conhecida no Brasil como cuecão. Billy é a sua vítima preferida, porém morre de medo da Mandy. Contudo, em um episódio, Billy o fez provar do próprio remédio ao se apoderar do Nervo-Exposto de Mandy.Sperg tem o sonho de ir para a Brodway. No episódio em que eles vão para a lua, Sperg descobre que iria morrer em algumas horas e como último ato, faz as pazes com Billy e se sacrifica para explodir a nave alienígena que ia atacar a Terra.

Éris

A bela e loira deusa do caos e da discórdia. É uma dos vários amigos sobrenaturais de Puro Osso, que já foi apaixonado por ela no passado. Nos episódios porém, ela é sempre a inimiga do trio. Não teve muita sorte ao enfrentar Mandy em um dos episódios, pois a garota a fez beijar a cara putrefata do Puro Osso. Sua arma é a maçã da discórdia, que se transforma em coisas que pregam peças em suas vítimas. Ela diz que a primeira regra para usá-la é: qualquer um é alvo. Já fabricou um cereal com sede em Éris-Zona, que tinha ovos de fênix dentro. Já fabricou também um urso de pelúcia da empresa Serissue que hipnotizava as pessoas e faziam elas destruirem tudo que verem em sua frente. Também já teve um romance com Hoss Delgado mas acabaram terminando.

General Cicatriz

Apesar de ser personagem do desenho Mal Encarnado no passado,após o fim desta ele acabou migrando para a série irmã. Na história, após o fim da organização de Heitor Ado ele se torna um homem comum, amante de seu jardim e logo vira vizinho de Billy, tendo um ódio imenso do garoto que vive destruindo seu jardim e lhe causando ferimentos horríveis. Apesar de já ter tentado abandonar seu passado, ele não consegue evitar e seus surtos de grandeza e gana por poder acabam sempre se mostrando. Já tentou dominar o mundo várias vezes e em algumas delas se usando da foice do Puro-Osso. Ele foi um dos cinco membros da equipe "Underfist" ( "Munheca" no Brasil ).

Jack Cabeça-de-Abóbora

Um famigerado comediante que viveu há muitos anos atrás e teve sua cabeça ceifada por Puro Osso, porém antes o Ceifador havia lhe concedido vida eterna. Desde então tem uma abóbora no lugar da cabeça. Odeia o Ceifador por tudo isso e também por só poder sair nas ruas como uma pessoa normal uma vez por ano, no dia de Halloween, que é a data em que aparece para buscar vingança contra Puro Osso e tentar dominar o mundo com seu exército de abóboras monstruosas.

Nigel Planter

Paródia de Harry Potter, da casa Weaselthorpe da Escola de Magia e Bruxaria do Sapo Cururu. Apaixonado por Mandy e odiado pelo Sapo Cururu, tem com maior medo (provavelmente) o Lorde Bumbum Mole (paródia de Lord Voldemort), mas descobriu que ele era o Sapo Cururu, passando a acreditar que ele não existisse. Seu pai ainda estuda na escola. No quarto e último episódio que aparece Nigel Planter, ele tinha sido expulso da Escola de Magia e Bruxaria do Sapo Cururu por não conseguir fazer magia, e tinha aberto um mercado. Mais tarde ele pega a foice de Puro-Osso e volta para a escola como um misterioso professor de Artes Esquisitas ( eles trocam todo ano o professor dessa matéria ) e então abrindo um vórtice do mal na escola que absorveu vários alunos. No entanto, logo o trio de protagonistas surge para impedilo com o verdadeiro Lord Bumbum Mole, que revela não ser um vilão, mas o advogado da família Planter e que estava lá para avisar que ele não era um um bruxo e sim o dono de uma fazenda de amendoins e que aquela cicatriz era só uma mancha de tinta.

Fred Fredburger

Um elefante verde primavera, com chifres de listras. Fred Fredburger adora nachos e iogurte gelado. Fred é o único fã de Puro Osso e fica soletrando o nome para os outros. Originalmente Fred freburger só apareceria no episodio "Guardião do Ceifador",mas devido a fama que conseguiu passou a ser um dos personagens principais,sendo até o protagonista de alguns episodios. Ele també virou integrante da equipe "Underfist".

Pai do Puro Osso

Ele ama música sertaneja mais do que o próprio filho, Puro Osso. Em um episódio, Puro Osso tem um sonho Flashback em que ele lembra quando começou como o Ceifador Sinistro e foi incentivado pelo pai na profissão, mas no episódio do Ceifador sertanejo seu Pai não sabe no que ele trabalha achando que ele na verdade é um cantor sertanejo (com tranças iguais ao do Willi Nelson).

Papão

Ele é o bicho papão e o rival do Puro Osso desde pequeno, o atormentava desde o colégio, em sua primeira aparição perdeu para o puro-osso em quem é mais assustador e foi parar num mundo de terror, mas reapareceu no filme Billy e Mandy contra o Bicho-Papão como advogado e logo em um capitão de um navio pirata e no final mostrou que ele ficou traumatizado e se trancou em casa.


Contradições em episódios e em "Mal Encarnado" e Curiosidades

Se for traduzido corretamente, o nome de Puro Osso seria Ceifador Sinistro, que seria a tradução correta do seu nome original, que é Grim Reaper. Porém, em alguns episódios ele também é chamado de Ceifador Sinistro.
Por se tratar de um desenho onde reinam o sarcasmo, o humor negro e, é claro, a ficção, alguns detalhes são ignorados de um episódio para o outro, como quando qualquer um deles tem um destino trágico e irremediável, ou até mesmo morrem, em certas ocasiões. Não importa o que aconteça, todos eles aparecem vivos e normais no episódio seguinte. Billy costuma se recuperar instantaneamente de seus ferimentos.
No Brasil, dá-se o nome de Diabólico e Sinistro à junção dos desenhos The Grim Adventures of Billy and Mandy e Evil Con Carne. Porém esse título também não está traduzido corretamente, porque o nome original dessa junção se chama Grim & Evil, que refere-se a Grim Reaper (Puro Osso) e a Evil con Carne (referente a Evil con Carne e Hector con Carne, que é o nome de Heitor Ado no original-anagrama que pode ser lido assim "eitorado"). Já que o nome dos personagens foram traduzidos desta forma, o mais correto seria chamar a junção de Puro Osso e Evil Con Carne.
Há um episódio em que é feita uma sátira ao anime Dragon Ball Z. O episódio e chamado de Chicken Ball Z, onde Billy e Mandy ficam parecidos com os Super Saiyajins, personagens do anime japonês, e lutam com grandes poderes um contra o outro numa arena, durante um torneio. Ao vencer e receber um prêmio em dinheiro, Mandy se encontra com Heitor Ado, do desenho Evil Con Carne, e compra toda a equipe de capangas do vilão, com o objetivo de dominar o mundo. Mandy também demonstra super poderes quando junto com Mindy, tem de lutar contra aranhas gigantes para salvar Billy e Puro Osso em outro episódio, demonstrando super-força e socos de enegia.
Em alguns episódios aparecem personagens clássicos do universo Hanna-Barbera, como Scooby-Doo, Fred Flintstone e Zé Colméia. Num episódio em que Mandy e Billy decidem quem vai ficar com Puro-Osso num tribunal do sub-mundo, aparece Scooby-Doo depondo a favor de Billy. Neste episódio também aparece sendo usado como prova por Mandy o chapéu de outro personagem de Hanna-Barbera que teria sido destruído por Billy. O mesmo chapéu é usado por Fred FredBurguer durante alguns instantes. E em outro episódio que gira em torno de um rato de estimação da mãe de Billy, no final a mãe do Billy diz: "Eu teria conseguido se não fossem essas crianças intrometidas" e aparece os personagem do desenho Scooby-Doo, mas Mandy "manda" o cinegrafista mudar o foco para ela e Billy. Também há um episódio que Billy rouba uma caveira que realiza desejos. Ele então deseja que sua vida se pareça com o clássico As Aventuras de Johnny Quest.
No mesmo episódio do rato, aparece uma referência ao desenho Mansão Foster Para Amigos Imaginários. Puro-Osso toma café da manhã quando a Mãe de Billy sugere que eles vejam TV. O programa é "O Asilo do Finster para Malucos Esquisitos". Mostra a mansão com os monstros desorientados e no final acabam explodindo a mansão.
No episódio Primitivos Modernos, Billy cava um buraco no quintal de sua casa e descobre um troglodita enterrado(Fred Flinstone), e lhe dá o nome de Jake Steel (pseudônimo usado por Fred Flinstone, quando ele é confundido com um espião em alguns episódios).
No mesmo episódio,Primitivos Modernos,aparece uma rápida referencia ao filme E.T. e é reveledo um segredo: Puro-Osso chora ao ver o filme.
No episódio Druida,cadê meu carro,existe uma referência ao filme Clube da Luta: Puro osso, ao meditar, ele repete um diálogo do filme. "estou em terras geladas … e vejo agora um pinguim". o pinguim responde "escorregue!", exatamente como no filme. O nome do episódio também é uma referência e um trocadilho com o nome do filme "Cara, cadê o meu carro?" estrelado por Ashton Kutcher e Seann William Scott, cujo título em inglês é "Dude, wheres my car?". Nesse mesmo epsódio é revelado um lado mais adulto da animação, este está claramente mostrada quando Billy após perder sua pipa na árvore chama-a de uma palavra obscena.
Em um epísódio em que Mandy é obrigada a sorrir, durante uma peça colegial, o primeiro esboço de sorriso em seus lábios causa um colapso no universo e na realidade, e num final de episódio. Totalmente inesperado, Puro Osso, Mandy e Billy são transformados respectivamente em Florzinha, Lindinha e Docinho, As Meninas Superpoderosas. Os três amigos continuaram com seus corpos originais, mas com os cabelos e as roupas das pequenas heroínas. E nos créditos deste episódio, apareceu Irwin transformado no vilão Macaco Loco, e ainda no covil do mesmo.
Em alguns episódios os personagens revelam estarem cientes de que estão participando de um episódio de desenho animado, chegando até mesmo a reclamar do roteiro.
Em pelo menos dois episódios (notadamente no que eles vão para o Japão), Mandy aparece pilotando uma motocicleta vermelha idêntica à do personagem Kaneda do anime "Akira". Em uma dessas ocasiões, ela esta vestida com uma roupa de motociclista amarela, igual à da personagem "Noiva" vivida pela atriz Uma Thurman no Filme "Kill Bill - Vol I", e no episódio do japao tem uma pequena referencia ao jogo King of the Monsters 2.
Os pais de Mandy tem um grande e absurdo medo dela, o medo é tão grande que eles acatam todas as ordens dela.
No episódio Scary Poopins, Mandy revela ter poderes que permitem ela controlar qualquer pessoa mentalmente. Este episodio também é uma referência ao Reality Show "Super Nanny" em sua versão americana.
Em Endsville é transmitido um desenho chamado "As Aventuras Extremas de Brandom e Malory". Esse desenho é um cópia das aventuras de Billy e de Mandy, mudando apenas o visual dos personagens, que ficam mais adultos. A personalidades deles, Mandy (Malory) tem sua versão "boazinha" e Billy (Brandom) fica inteligente. E Puro-Osso (Ceifador Radical) fica com um visual mais assustador.
Eventualmente, os personagens aparecem com o visual alterado por algum motivo no desenho. Um dos casos mais notórios e ilustres ocorreu em um episódio no qual Puro Osso esta tentando curar a visão de Billy com sua foice e conforme vão se sucedendo as tentativas aparecem várias versões de Mandy e Puro Osso, dependendo de como estão os olhos do Billy. Uma das mais interessantes é a Versão Anime dos mesmos que aparece por uns instantes. Tal versão lembra muito a aparêcia dos personagens do desenho "As Aventuras Extremas de Brandom e Malory", que é assistido por Billy e Mandy em outro episódio.
No episódio em que Billy faz Éris e Ross Delgado se passarem por seus pais para poder ir para uma escola melhor (no final era uma escola militar), Éris ameaça enviar Ross para a dimensão marionete, o que acontece no final, o Ross aparece em uma caçamba de lixo e se parece com os personagens da Vila Sésamo ou dos Muppets (lembra do Garibaldo ou do Elmo que vivia em uma lata de lixo, ou talvez lembre do Caco o Sapo.)
Em um episódio da Mansão Foster aparece Mandy mais especificamente no episódio da foto em que Mac diz que os amigos imaginários voltaram por que não eram compatíveis aí aparece Mandy com um amigo sorridente dizendo: "muito feliz".
No episódio "As Terríveis Aventuras do KND" (uma junção dos dois desenhos animados), Mandy consegue dominar a Turma do Bairro fingindo ser o Número 1, dizendo que existe um vírus infectando os agentes que não a obedecem, chegando até a prender a própria Número 362, tomando o lugar de comandante e criando a MND ("Minha Nova Ditadura"), fazendo com que todos os quartéis generais ficassem com uma carapaça em forma de sua face e fazendo que os agentes vistam-se como ela.
No novo episódio, tem mostrado um filme com uma equipe chamada Namunheca, onde os integrandes são Irwin, Fredfred Burger, Cicatriz, Hoss Delgado e Jeff.
No episódio 9 da segunda temporada, a trama do episódio é uma paródia com o livro e filme Harry Potter.
No episódio Monstros Cafonas também e uma paródia sobre o anime e mangá Yu-gi-oh!.
No episódio Billy Oceano que Billy é engolido por uma baleia ele encontra dentro da baleia Pinóquio e Gepeto que na história de Pinóquio ele também e engolido por uma baleia.
No episódio Puro-osso Apaixonado a uma sátira do Hard Rock Cafe. O nome é Hard Root Café (Hard Podre café,traduzindo em português).
Sua temática é tão madura, que já tiveram episódios com uso de palavrões e até temas sexuais.
No filme Billy e Mandy contra o Bicho-Papão, Irwin beija Mandy e nos créditos mostra que ele fica doente por isso .


Filme

Billy e Mandy vs. o Bicho Papão

Resumo

Duas semanas no futuro, Endsville é governada por um ditador conhecido como Lorde do Horror, e Arrepio (o imediato do Bicho-Papão no navio Baía Papão) envia dois robôs chamados Mandróid e Billybot para destruir Billy e Mandy no passado e substituí-los e impedir que Puro Osso pegue a Manopla do Horror,deixando o caminho livre para Papão.
Enquanto isso, duas semanas antes,Puro Osso é processado pelo Bicho-Papão por negligência do dever e uso indevido dos seus poderes e roubos frequentes de sua foice: sua foice já foi roubada por:Billy,Mandy, pai do Billy (Harold), mãe do Billy (Gladys), Jack Cabeça-de-Abobora, primo do Billy (não foi Nergal Jr), Clube Secreto da Cobra, um espantalho, ele mesmo (o Bicho-Papão), Mamãe Noel,um Sanduíche de frango (pouca maionese) etc. Ele é considerado culpado e perde sua foice. O Bicho-Papão leva Puro Osso, Billy, Mandy e Irwin para uma estadia em seu navio no Rio Estige, mas eles fogem e vão em busca da Manopla do Horror, um objeto sombrio que realiza seus piores temores e Puro Osso a quer para reaver seus poderes, sua foice e seu emprego. Mas o Bicho Papão também a quer para voltar a assustar pessoas. O Billy de duas semanas no futuro volta no tempo para avisar que Mandy se tornará o Lorde do Horror se não a impedirem de pegar a Manopla.
De volta para o futuro, Billy descobre que outra pessoa pegou a Manopla: Fred Fredburger.

Curiosidades

Aprendemos que puro osso pode voar, se auto regenerar e se tele transportar, mas ele só usa em alguns episódios tornando irônico a forma de ele entrar em certos problemas.
O único jeito de poder pegar a Manopla e vencendo seus temores.
Os piores medos dos personagens são:

Billy: é a junção de seus três piores temores, um carteiro-aranha-palhaço.
Mandy: seu eu adulto transformada em uma mulher doce e amável casada com Irwin.
Irwin: contar piadas para ursos.
Bicho-Papão: descobrir que não pode assustar ninguém (isso não está confirmado, pois Puro Osso havia desligado a Manopla assim que a pegou).
Fred Fredburguer: acabaram os nachos.

Durante o filme, a Número 3 (de KND - A Turma do Bairro) se torna a nova Ceifadora Sinistra. Mas no final, o Puro-Osso reassume seu posto original.
No créditos finais, o grupo produtor do filme decidiu (igual na série de TV) exibir imagens do que acontecera com todos os personagens (que participaram no filme) para não ficar enjoativo. (A número 3 que também participou do filme aparece dizendo que abriu o seu próprio negócio de ceifar almas).
Quando Billy volta no tempo, ele está todo nu, e o Billy do presente pergunta se as roupas dele foram desintegradas quando ele voltou no tempo, e ele diz que na verdade gosta de pegar a brisa. Isso é uma paródia a trilogia "O Exterminador do Futuro".
Em uma cena do filme é cantada uma música, nessa mesma música é tocado um solo por um guitarrista cabeludo de cartola que obviamente seria Slash famoso guitarrista, mais conhecido pela banda Guns N' Roses.
No episódio "A volta de Fred Fredburguer" aparece uma criatura parecida com o Bob Esponja na corporação onde Puro Osso faz propaganda de um laxante e o chefe de Puro-Osso perguntou no mesmo episódio Aliás quem teve a ideia de contratar ele? e depois a criatura parecida com o Bob Esponja se abaixou, ou seja, ele teve a ideia de contratar o Puro-Osso para ser o Ceifador Sinistro.


Dubladores

Lista de dubladores EUA

Billy: Richard Steven Horvitz
Mandy: Grey DeLisle
Grim: Greg Eagles
Irwin: Vanessa Marshall
Nergal: David Warner (Seasons 1 - 2), Martin Jarvis (Season 3 - onward)
Hoss Delgado: Diedrich Bader
Billy's Dad: Richard Steven Horvitz
Billy's Mom: Jennifer Hale
Mindy: Rachael MacFarlane
Jeff: Maxwell Atoms
Sperg: Greg Eagles
Jack the Headless Horseman: Maxwell Atoms
Mandy's Nerve Ending: Jess Harnell
Citizen: Jeff Glen Bennett
Additional Voices: Dwight Schultz

Lista de dubladores brasileiros

Billy: Pedro Eugênio
Mandy: Nair Amorim
Puro Osso: Orlando Drummond
Irwin: Rodrigo Antas
Nergal: Carlos Seidl
Hoss Delgado: Luiz Carlos Persy
Pai do Billy: Maurício Berger
Mãe do Billy: Maria Helena Pader e Geisa Vidal
Mindy: Ana Lúcia (em alguns episódios)
Jeff: Duda Espinoza (no episódio Gentileza Rastejante)
Sperg: Peterson Adriano (em alguns episódios)
Jack Cabeça-de-Abóbora: Alexandre Moreno
Nervo-exposto da Mandy: Ricardo Schnetzer
Cicatriz: Hamilton Ricardo
Personagens secundários: Isaac Bardavid

Lista de dubladores portugueses

Beto: Miguel Alexandre
Mena: Catarina Baguinho
Ceifeiro: José Jorge Duarte
Nergal: Tiago Severino
Hoss Delgado: Paulo Alexandre
Pai do Beto: António Marques
Mãe do Beto: Mila Belo
Mina: Manuela Couto (em alguns episódios)
Jeff: Carlos Vieira d'Almeida (no episódio Gentileza Rastejante)
Sérgio: Artur Semedo (em alguns episódios)
Jack Cabeça-de-Aborora: Rogério Samora
Nervo-exposto da Mandy: João Raposo
Cicatriz: Paulo Oom
Personagens secunadarios: Diogo Amaral

Um comentário:

  1. o guitarrista cabeludo de cartola que obviamente seria Slash tbm lembra o primo itchy da familia Adams.

    ResponderExcluir